Opções de privacidade
  • contato@hjv.com.br
  • (71) 3203-4333

Projeto Laço Afetivo possibilita visita de irmãos na UTI Neonatal

Incentivar a visita de irmãos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, promovendo uma aproximação entre o irmão mais velho e o recém-nascido internado no hospital. Esse é o objetivo do projeto Laço Afetivo, desenvolvido pelo Hospital Jorge Valente (HJV), por meio do Serviço de Psicologia e equipe de Enfermagem da UTI Neonatal. 

“A função da visita do irmão é fortalecer o vínculo entre eles e fazer com que o irmão participe da rotina de cuidados do bebê prematuro”, explica Jaqueline Simhon, psicóloga do HJV. Diante dos relatos de mães que demonstram vontade de incluir o filho mais velho nesse contexto, Jaqueline destaca a demanda que surge por parte dessas mães: “Elas comentam que, às vezes, os irmãos do recém-nascido se sentem excluídos e sentem a falta delas, que ficam mais tempo no hospital do que em casa, dando menos assistência ao filho mais velho”, pontua. 

Na última quinta-feira, 23 de março, o recém-nascido de Tatiane Santos da Costa recebeu, pela primeira vez, a visita da sua irmã de 2 anos que, enfim, conheceu o caçula da família. “Como a irmã ainda mama, a visita também funcionou como um desmame, já que o bebê passa a ser amamentado pela mesma mãe, contribuindo para que a amamentação se encerre por parte da irmã mais velha”, ressalta Jaqueline. 

Os benefícios advindos do contato entre o recém-nascido e o seu irmão mais velho são muitos. A interação entre os irmãos possibilita a formação de vínculo precoce entre eles, além de permitir maior entendimento sobre o que se passa com o bebê. 

As visitas através do Projeto Laço Afetivo acontecem após análise de cada caso pela equipe multidisciplinar, em horário previamente agendado com o Serviço de Psicologia do HJV. 

Deixe seu comentário