Opções de privacidade

Nossa História

Há 47 anos cuidando de sua saúde.

Fundado em 1976, o Hospital Jorge Valente (HJV) representou um marco na história de pioneirismo e inovação da Promédica, administradora de planos de saúde precursora no Norte-Nordeste. A construção do HJV – primeiro hospital do Grupo Promédica – foi considerada o primeiro grande investimento da empresa e um ato de ousadia do seu fundador Jorge Valente Filho.

Contando, até então, com um Centro Médico no bairro dos Barris, em Salvador, a Promédica passou a ter uma estrutura própria de atendimento hospitalar capaz de prestar assistência médica aos milhares de trabalhadores das empresas atendidas pela operadora, como o Banco Econômico e o Pólo Petroquímico. Instalado na Avenida Anita Garibaldi, no bairro do Rio Vermelho, o HJV logo conquistou o prestígio de uma instituição de referência, diante da qualidade dos seus serviços e equipamentos de alta tecnologia. A importação de equipamentos de alto custo foi desde sempre uma das prioridades da gestão para permitir o diagnóstico, acompanhamento e adequado tratamento dos pacientes.

A instalação do primeiro tomógrafo computadorizado do Norte-Nordeste ocorreu no HJV, em 1979. Também de forma pioneira, foi o primeiro hospital privado da cidade de Salvador a ter Unidade de Terapia Intensiva (UTI), existente, na época, apenas em hospitais públicos. Em 1996, o HJV foi um dos primeiros hospitais da Bahia a implantar um Programa de Qualidade Total, voltado para a qualificação de profissionais por meio de cursos e treinamentos, tendo em vista um atendimento de qualidade.

O investimento criterioso em novos serviços, tecnologia de ponta e capacitação profissional fizeram-no reconhecido pelo seu atendimento de alto nível, transformando-o no hospital que é hoje.

Jorge Valente Filho e o seu legado

Aos 34 anos de idade, o médico urologista Jorge Valente Filho dava os primeiros passos para tornar-se um dos maiores líderes empresariais da Bahia e principal autor de uma obra que perduraria, anos depois, como um valioso legado para as gerações futuras.

A fundação da Promédica, em 1969, e a inauguração do então Hospital Prof. Jorge Valente sete anos depois, em junho de 1976, seguida das demais unidades como o Day Hospital (1988), a Unidade de Pediatria (2000) e a Unidade de Pronto Atendimento (2006), fizeram surgir uma estrutura de atendimento médico de excelência voltada para todas as camadas socioeconômicas, com base no exercício de uma medicina preventiva e curativa, focada na qualidade de vida.

Conhecido por ser um homem de visão, o médico e executivo Jorge Valente Filho abraçou o desafio de oferecer o acesso à saúde para centenas de milhares de baianos. Pautou a sua vida em ensinamentos científicos, éticos e humanitários, seguindo algumas das lições de seu pai, Dr. Jorge Valente, que ficaram eternizadas em declarações por ele proferidas ao longo do tempo.

“Com o sucesso inicial da Promédica, nos qualificamos para realizar o grande sonho do meu pai, JORGE VALENTE, fundador e diretor da Escola Bahiana de Medicina: construímos um hospital. Um hospital novo, também, em seus conceitos de emergências integradas. Instalamos a primeira Unidade de Tratamento Intensivo na Bahia.”

Dr. Jorge Valente Filho

“A medicina, como a graça ou como os sacramentos para a alma, tem dupla função para o corpo: conservar os sãos e curar os doentes. É a preventiva e a curativa. Embora a todos não seja necessária, é útil a todos.”

Dr. Jorge Valente

“Conservai vossa firmeza para evitar as sendas enganosas das vitórias fáceis e das fortunas rápidas constituídas no vil comércio do sofrimento alheio, onde o que mais se vende é a honra profissional e a própria dignidade humana, assim aviltada na exploração da dor alheia.”

Dr. Jorge Valente

Fatos que marcaram a nossa história

Inauguração do Hospital Jorge Valente.

1976

Instalado no Hospital Jorge Valente o primeiro tomógrafo computadorizado da região Norte-Nordeste.

1979

Fundação do Day Hospital, voltado para a realização de procedimentos cirúrgicos que não necessitem de internamento superior a 12 horas.

1988

A Promédica ganha o Prêmio Top de Marketing, pela iniciativa pioneira do Day Hospital, considerado como uma solução criativa e eficiente para o problema da grande procura por pequenas e médias cirurgias no Hospital Prof. Jorge Valente.

1989

Devido à criação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o Hospital Jorge Valente registra um dos índices mais baixos de infecção hospitalar da Bahia.

1993

O Hospital Jorge Valente recebe o Prêmio Desempenho, do Instituto Miguel Calmon de Estudos Econômicos e Sociais (IMIC), como melhor empresa de serviços médicos e hospitalares da Bahia. O HJV inaugura a sua Unidade de Pediatria.

2000

Jorge Valente Filho é reconhecido como Líder Empresarial do Setor Saúde, no Fórum de Líderes Gazeta Mercanti. Também recebe o Troféu Tribuna da Bahia de Desenvolvimento Social.

2001

Jorge Valente Filho é reconhecido, pela segunda vez, como Líder Empresarial do Setor Saúde no Fórum de Líderes Gazeta Mercantil.

2002

Em janeiro, a Promédica e o HJV perdem precocemente o seu fundador, Dr. Jorge Valente Filho, que deixa um inestimável legado para futuras gerações.

2003

A diretora-presidente do grupo Promédica e do HJV, Tereza Valente, é eleita Líder Nacional do Setor de Saúde no Fórum de Líderes, organização que reúne os principais empresários brasileiros. O Hospital Jorge Valente é o primeiro do Norte-Nordeste a receber a certificação Acreditado Pleno, nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

2004

Criado um novo serviço de excelência do Hospital Jorge Valente, o Núcleo de Terapia Oncológica. O HJV ganha uma unidade de Pronto Atendimento para atender casos de assistência médica imediata, que não são necessariamente de emergência. Torna-se o primeiro hospital do Norte-Nordeste a receber a certificação Acreditado com Excelência, nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

2006

O Hospital Jorge Valente inaugura a sua hemodinâmica, reafirmando o compromisso da instituição com a segurança do paciente, alinhada às novas tecnologias.

2012

No Prêmio Benchmarking Saúde 2015/2016, o Hospital Jorge Valente conquista o segundo lugar na categoria Hospital Privado de Pequeno e Médio Porte.

2016

No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta pandemia de Covid-19. Diante do cenário, o Hospital Jorge Valente implanta Plano de Contingência para enfrentamento à doença, com reestruturação no fluxo de atendimento e assistência aos pacientes, adoção de novos procedimentos e adequação da estrutura institucional para receber os casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

2020

O levantamento The World´s Best Hospitals 2021 - Brazil, da revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista Inc., empresa alemã de pesquisa de mercado e dados de consumidores, classifica o Hospital Jorge Valente como o 54º melhor hospital do Brasil. O HJV é um dos quatro hospitais baianos que aparecem na lista. No dia 15 de junho, o HJV completa 45 anos. Em setembro, o Hospital e suas unidades iniciam processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o acompanhamento de empresa de consultoria especializada.

2021

O Hospital Jorge Valente é eleito o 34º melhor hospital do país, segundo a pesquisa The World´s Best Hospitals 2022 – Brazil, da revista norte-americana Newsweek e da empresa Statista, uma das mais respeitadas empresas globais em plataforma de dados para negócios. Entre os hospitais baianos citados no ranking, o HJV aparece em 1º lugar, e dos hospitais do Nordeste listados no ranking ocupa a 2ª posição.

2022

Pelo 3º ano consecutivo, o HJV está no ranking World's Best Hospitals 2023 – Brazil, da revista Newsweek em parceria com a Statista. Aparece ocupando a 38ª posição no Brasil, sendo o 4º melhor do Nordeste e o 2º na Bahia

2023