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Treinamento de novos colaboradores

A coordenadora do NGP, Valdjane Fernandes, falou sobre a instituição

Conhecer os valores e rotinas da instituição onde trabalha e refletir sobre o impacto de sua atividade profissional na qualidade da assistência prestada ao paciente são algumas das tarefas que integram o ciclo de treinamento promovido pelo Hospital Jorge Valente (HJV) aos seus novos colaboradores. Dentro desse contexto de capacitação, uma turma composta por sete profissionais recém-chegados ao hospital participou, no dia 16 de julho, no auditório do HJV, do primeiro módulo do Treinamento de Acolhimento ao Novo Colaborador. Fizeram parte da turma estagiários e técnicos de Enfermagem, jovens aprendizes e um estagiário de Ensino Médio. “Nesse primeiro momento, apresentamos a instituição de forma detalhada e provocamos uma reflexão sobre as expectativas do colaborador em relação ao hospital e aquelas da instituição em relação a eles. Trabalhamos os conceitos de qualidade e segurança na área da saúde, mostrando que o nosso foco é o paciente”, explica a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Valdjane Fernandes. Planejamento estratégico, padronização de rotinas e acreditação hospitalar também estão entre os assuntos abordados.

Novos colaboradores realizaram o primeiro módulo do Treinamento

O Treinamento de Acolhimento é composto por dois ou três módulos, a depender da categoria profissional do novo colaborador. Ocorre dentro do período de 90 dias, contados do início das suas atividades no hospital. Segundo a coordenadora do NGP, os encontros aumentam o grau de envolvimento com os processos de trabalho e com a instituição. As prioridades dos diferentes setores são apresentadas, contribuindo para que o profissional tenha uma visão sistêmica e sua atuação auxilie na fluidez e eficiência dos processos internos. Enquanto no primeiro módulo, o Serviço Social explica as ações de humanização, no segundo encontro o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) esclarece a importância da qualidade do registro e do prontuário. O terceiro módulo ocorre apenas para as categorias que lidam com a assistência direta ao paciente, enfatizando os protocolos assistenciais. Antes de realizarem os módulos, os profissionais passam pelo chamado “Treinamento Introdutório”, quando recebem as boas-vindas e informações gerais de setores da instituição, como Núcleo de Qualidade e Segurança, Tecnologia da Informação, Gerência de Pessoal, Núcleo de Gestão de Pessoas, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Trabalho.