Últimas Notícias

Equipe realiza dinâmica no Dia Mundial do Coração

Atividade foi realizada com a equipe da Emergência

Dia Mundial da Segurança do Paciente tem orientações pelo HJV

Tema foi “cuidado materno e neonatal seguro”

Projeto sobre saúde mental amplia alcance entre profissionais

Rodas de conversa abordam bem-estar emocional

HJV promove capacitação sobre Prevenção de Lesão de Pele

Objetivo foi fortalecer adesão ao protocolo institucional

Empossados novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem

Solenidade virtual também apresentou atribuições da Comissão

HJV promove capacitação sobre Prevenção de Lesão de Pele

Treinamento sobre o protocolo reuniu profissionais de Enfermagem no auditório do HJV

Com o objetivo de capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros, o Hospital Jorge Valente (HJV) promoveu, no mês de agosto, treinamento sobre o Protocolo Institucional para Prevenção de Lesões por Pressão. Três turmas participaram da capacitação, contabilizando 95 profissionais de enfermagem, o que corresponde a cerca de 40% dos profissionais da área que atuam na instituição. Em setembro, serão realizados mais três encontros com turmas distintas, nos dias 02, 03 e 09.

“A intenção é fortalecer a adesão ao Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão, que é um evento adverso com efeito direto nos indicadores estratégicos da instituição”, relata a enfermeira responsável pela Comissão de Pele do HJV, Milena Silva. Ela explica que, prevenindo as lesões, evita-se uma experiência negativa do paciente, além de afastar custos elevados com o tratamento e impactos na taxa de ocupação hospitalar devido ao aumento do tempo de permanência deste paciente.

Por meio da prática adequada do Protocolo, aplicando-o a todos os pacientes internados, é possível identificar fatores de risco inerentes ao desenvolvimento de lesões de pele; manter e melhorar a tolerância dos tecidos cutâneos à pressão; proteger a pele contra os efeitos adversos de forças mecânicas externas, pressão, atrito, cisalhamento e microclima; identificar os fatores intrínsecos que contribuem para o desenvolvimento de lesões e promover a prevenção da ocorrência da lesão por pressão.