Últimas Notícias

Equipe realiza dinâmica no Dia Mundial do Coração

Atividade foi realizada com a equipe da Emergência

Dia Mundial da Segurança do Paciente tem orientações pelo HJV

Tema foi “cuidado materno e neonatal seguro”

Projeto sobre saúde mental amplia alcance entre profissionais

Rodas de conversa abordam bem-estar emocional

HJV promove capacitação sobre Prevenção de Lesão de Pele

Objetivo foi fortalecer adesão ao protocolo institucional

Empossados novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem

Solenidade virtual também apresentou atribuições da Comissão

GTH desenvolve programa de acolhimento nas áreas Covid

Profissionais durante conversa do Chá da Tarde

Fazer uma pausa para repor as energias, conversar sobre a rotina diária, distrair a mente. É essa a ideia do “Chá da Tarde” que vem sendo realizado com profissionais que atuam nas áreas de atendimento a pacientes com Covid-19 no Hospital Jorge Valente, para reduzir o estresse e a inquietação decorrentes da jornada de trabalho.

Iniciado no mês de março, o programa de acolhimento proporciona um momento de escuta e de reflexão, em um ambiente amigável com lanche, chá e café para os colaboradores da Unidade de Internação Adulto Covid, UTI Adulto 2 (Covid) e Emergência Adulto, que lidam diretamente com pacientes suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A ação foi pensada e é desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital.

Ação é desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização

“Trata-se de uma pausa no tempo para minimizar um pouco a tensão decorrente do trabalho. É um espaço de acolhimento e partilha dos sentimentos diante da realidade que o profissional está vivendo agora”, esclarece a psicóloga do HJV Jaqueline Simhon, integrante do GTH.

Realizado de forma a abarcar o maior número de pessoas dessas unidades, o encontro se repete periodicamente, com a mesma dinâmica: um bate-papo descontraído, um instante para falar sobre suas ansiedades e ser ouvido. “Realizamos acolhimento, interação, oferta de escuta qualificada. Oportunizamos uma roda de conversa como tempo precioso para o compartilhamento e a solidariedade entre os profissionais”, pontua Simone Alencar, coordenadora de Serviço Social do HJV e presidente do GTH. Ela também destaca que desses momentos surge entre os profissionais um sentimento importante de valorização e de que estão sendo notados pela instituição.

Até o momento, foram realizados quatro encontros, sendo o mais recente na última quarta-feira, 26 de maio, na Emergência. Os próximos “Chás da Tarde” estão programados para ocorrer nos dias 02, 10 e 18 de junho.