Últimas Notícias

Equipe realiza dinâmica no Dia Mundial do Coração

Atividade foi realizada com a equipe da Emergência

Dia Mundial da Segurança do Paciente tem orientações pelo HJV

Tema foi “cuidado materno e neonatal seguro”

Projeto sobre saúde mental amplia alcance entre profissionais

Rodas de conversa abordam bem-estar emocional

HJV promove capacitação sobre Prevenção de Lesão de Pele

Objetivo foi fortalecer adesão ao protocolo institucional

Empossados novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem

Solenidade virtual também apresentou atribuições da Comissão

Dia Mundial da Segurança do Paciente tem orientações pelo HJV

Equipe da UTI Neonatal participou da ação

O Dia Mundial da Segurança do Paciente – 17 de setembro – foi lembrado no HJV com uma ação itinerante pelo hospital que buscou orientar e conscientizar os profissionais sobre a prevenção de eventos que resultam em danos ao paciente, para a promoção de uma assistência segura. Nesta sexta-feira, profissionais da instituição percorreram os diversos setores, conversando com as equipes sobre as metas internacionais de segurança do paciente e reforçando a prática do parto seguro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema da campanha deste ano o “Cuidado materno e neonatal seguro”, tendo como slogan “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”. Para as gestantes e puérperas, o Serviço de Nutrição decorou a refeição, que foi entregue acompanhada de mensagem para marcar a data.

Durante a visita aos setores do HJV, foi destacado o papel de cada um deles para garantir a segurança na assistência, além de serem ressaltadas as metas que mais se relacionam com a natureza das atividades desenvolvidas nas diferentes unidades. “Além das seis metas internacionais de segurança, trabalhamos no Jorge Valente com mais duas: o registro seguro e a solicitação de exames de forma consciente”, pontuou a enfermeira Valnísia Azevêdo, do Núcleo de Qualidade e Segurança (NQS). A comunicação efetiva entre as equipes e com as gestantes e seus acompanhantes ganhou destaque no 2º pavimento da Internação Adulto, bem como os devidos registros e checagens, além do alerta para risco de queda. No Centro Cirúrgico, foi reforçada a relevância do registro das informações; já no Centro de Materiais e Esterilização (CME), a equipe enfatizou o trabalho essencial de esterilização e de conferência das caixas de instrumentais.

A necessidade de uma atuação integrada das equipes, por meio da qual um profissional ajuda o outro, foi realçada por Valnísia. “Dessa forma, conseguimos garantir uma assistência de fato segura”, afirmou. Na ação, foram distribuídos cartões  contendo as metas de segurança do paciente praticadas no HJV, para anexarem junto ao crachá pessoal, permitindo a consulta a qualquer tempo por parte dos profissionais.