Últimas Notícias

Equipe realiza treinamento sobre protocolos relativos à COVID

Capacitação consolida conhecimentos

Plano de Contingência para enfrentamento à COVID-19

Veja como o HJV adaptou sua estrutura para atender com segurança os pacientes

Boletim mensal COVID-19 traz números de abril

Informativo apresenta quantitativo de casos suspeitos e confirmados de coronavírus

HJV divulga dados diários com evolução de casos suspeitos

Boletim mostra os números dos atendimentos e internações no hospital

Serviço de Nutrição adota comfort food, ornamentação e mensagens de apoio

Refeições diferenciadas contribuem para bem-estar

Serviço de Nutrição adota comfort food, ornamentação e mensagens de apoio

Comfort food acompanhada de mensagem para paciente com suspeita de COVID-19

O Serviço de Nutrição do Hospital Jorge Valente (HJV) colocou em prática uma nova ação que pretende estimular a vontade dos pacientes para se alimentar, ao mesmo tempo que leva ânimo e alegria, sejam pacientes adultos, pediátricos ou mães após o parto. A ideia, que tem agradado e recebido elogios, é conhecida como comfort food, um alimento ou preparação que remete a uma memória boa (a comida da avó, da infância…) e por isso estimula a pessoa a comer. Ao lado da comfort food, o Serviço de Nutrição acrescentou a ornamentação aos pratos, que são montados de modo a exibir formas diversas (flores, coração, sol, etc), além de estarem acompanhados por mensagens motivacionais.

A intenção é que a “comida afetiva”, aliada aos pratos decorados e acompanhados por mensagens, auxilie na melhora do bem-estar físico e emocional. Todos os dias, no almoço ou no lanche, os pacientes terão uma refeição mais animada, com frases inspiradoras e pratos ornamentados. A ação ganha importância ainda maior no momento atual, de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Para os pacientes internados com suspeita de infecção por coronavírus, as mensagens que acompanham as refeições contam com palavras de apoio e de esperança, reforçando a necessidade de cultivar pensamentos e atitudes positivas.

Prato ornamentado com mensagem para mãe após o parto

“A comfort food já era adotada no HJV para os pacientes oncológicos, em cuidados paliativos ou com inapetência importante. Ela estimula e promove melhor aceitação dos alimentos pelos pacientes. Por meio dela, tentamos melhorar o estado nutricional. Já fizemos, a pedido, quiabada com abóbora, mousse de limão, cuscuz com ovo, panquecas e sobremesas diversas”, relata a coordenadora do Serviço de Nutrição, Bárbara Pereira.

A nutricionista também ressalta que os pratos ornamentados melhoram a satisfação do paciente e marcam o momento. “No caso das mães, por exemplo, elas não se esquecerão da dieta que receberam no HJV após ter o seu bebê, principalmente porque, neste momento, as atenções de todos costumam se voltar para o neném”, pontua Bárbara.