Opções de privacidade
Notícias

Setembro Verde: HJV realiza trabalho de notificação e captação de órgãos

No esforço de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e por celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27), o mês de setembro foi escolhido para abrigar um movimento nacional: o Setembro Verde. Em apoio à campanha, o Hospital Jorge Valente (HJV), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), une forças em prol do incentivo à doação e fortalecimento de discussões sobre o tema.

Desde 2019, o trabalho realizado pelo HJV tem se fortalecido com o aumento no número de notificações e captações. De 2019 a 2022, foram registradas nove doações de córneas e uma doação de múltiplos órgãos. Até agosto deste ano, já foram realizadas três doações de córneas, fato que demonstra um crescimento importante na aceitação por parte das famílias de doadores e consequente captação.

O transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Em 2022, o HJV esteve na 19ª posição no ranking estadual de notificações de córnea, ocupando o 3º lugar entre os hospitais privados. A instituição segue se aprimorando, tendo em vista a evolução contínua de todo o processo que envolve a notificação e captação de órgãos.

De acordo com Marli Souza Nascimento, coordenadora da Educação Permanente do Banco de Olhos da Bahia, um estudo foi realizado em 69 instituições de Salvador e do interior do estado. Na pesquisa, o HJV ocupa o 30º lugar em relação a potencial para doação de córnea, e a 11ª posição em relação à efetividade. A coordenadora destacou que restam apenas 4 doações de córnea este ano para que o Hospital Jorge Valente atinja 100% do potencial da unidade.

“Precisamos parabenizar o Hospital Jorge Valente pela efetividade que tem apresentado. Esse é o resultado do trabalho que o Banco de Olhos fez junto à Central Estadual de Transplantes, e reafirmou o grande potencial da instituição no que se refere à doação de córneas”, elogiou Marli.

Acompanhe as nossas redes sociais