Comissões Hospitalares

As Comissões Hospitalares têm o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente, além de organizar e otimizar as demandas dos diversos setores que compõem o Hospital Jorge Valente. As Comissões são formadas por grupos de trabalhos envolvendo os próprios colaboradores da unidade de saúde.

Comissão de Ética Médica

O grupo de trabalho tem função sindicante e educativa no desempenho ético e profissional da Medicina na área de abrangência do HJV, por meio de delegação concedida pelo Conselho Regional de Medicina (Cremeb), através da Resolução CFM nº 1.657/2002.

Comissão de Óbito

Objetiva avaliar a qualidade da assistência prestada na instituição a partir da análise dos óbitos hospitalares. Envolve a avaliação dos métodos para analisar a possibilidade de melhorias, correlacionando as variáveis analisadas e a conclusão do óbito.

Comissão de Revisão de Prontuários Médicos

Assegura a confidencialidade e a segurança de toda e qualquer informação, de acordo com as responsabilidades éticas e legais, para que o paciente esteja protegido e seguro em relação aos dados que possam causar constrangimentos e/ou preconceitos.

Garante, ainda, que a assistência prestada esteja totalmente registrada, preservando os direitos dos pacientes, dos profissionais de saúde e da instituição, assim como o arquivamento destes documentos em condições adequadas para que não haja perda ou extravio. Somente pessoas autorizadas podem ter acesso às informações.

Comissão de Hemoterapia

Assessora a diretoria do HJV no desenvolvimento e monitoramento das necessidades apresentadas dentro da Unidade Transfusional, que tem como função armazenar sangue e seus derivados, conforme RDC Anvisa nº 153/2004.

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Previne e controla as infecções relacionadas à assistência, com o objetivo de reduzir sua incidência e gravidade, contribuindo para melhorar a qualidade da assistência e da segurança oferecida ao paciente.

Comissão de Pele

Apoia e assessora as equipes assistenciais na prevenção e tratamento de lesões, estabelecendo metodologia de acompanhamento dos processos relativos à identificação do risco de lesão de pele.

Comissão de Ética de Enfermagem

Assessora os profissionais de enfermagem adequando a atitude ética à qualidade da assistência ao paciente, zelando pelo exercício ético dos profissionais de enfermagem da instituição e apoiando o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) no combate ao exercício ilegal da profissão.

Comissão de Farmácia e Terapêutica

Analisa o uso clínico dos medicamentos, desenvolvendo políticas para gerenciar o uso, a administração e o sistema de seleção.

Comissão Técnica de Garantia Ambiental

Implanta o autocontrole ambiental, coordenando, acompanhando, avaliando e sugerindo melhorias para os programas, projetos, empreendimentos e atividades potencialmente degradadoras.

Acompanha, ainda, a formulação da Política Ambiental do HJV, propondo a sua revisão de acordo com os objetivos e metas estabelecidas, além de promover e coordenar programa interno sistemático de Educação Ambiental.

Comitê Gestor do Bloco Operatório

Assessora a direção do HJV nas temáticas referentes à normatização dos processos para garantir o bom funcionamento do Bloco Operatório. Além disso, planeja, coordena, supervisiona e define processos e rotinas para melhoria das atividades administrativas e assistenciais.

Comitê de Gerenciamento de Risco e de Segurança do Paciente

Avalia de forma contínua o processo assistencial, identificando e monitorando os riscos e visando adotar e reforçar as ações de segurança na assistência ao paciente, com foco na prevenção de agravos e melhoria dos resultados. Analisa, também, de forma sistemática, a notificação de eventos sentinela (ocorrência inesperada), adotando a metodologia da qualidade.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

Observa e relata condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicita medidas para reduzir ou eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutindo os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão.

A Cipa está prevista no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), aprovada pela Portaria nº 08/99 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Comissão de Obras

Responsável por avaliar e discutir os projetos de obras e de reformas nos diversos setores do HJV, de acordo com as normas reguladoras vigentes.